estudo Ezequiel cap.17

Para a nossa vida de cristão, diante de tal leitura, poderíamos tirar muitas conclusões. Poderíamos nos questionar, por exemplo, se as alianças e compromissos que fazemos refletem a vontade de Deus ou se seguimos pela nossa estrada independentes da Palavra de Deus.

17.1-21 - Nesta seção, o Senhor afirma que o caminho dos reis e do povo está em Suas mãos.

17.1, 2 - Os vocábulos hebraicos traduzidos como enigma (ARA) e parábolapodem ser utilizados para falar de uma alegoria. A parábola se refere basicamente a uma comparação entre duas coisas. O enigma às vezes era utilizado em disputas políticas e em competições de raciocínio entre reis, nas quais o perdedor se submetia ao vencedor e era morto. Alguns teólogos sugerem que a parábola mencionada nestes versículos consistiu numa disputa proposta por Deus a Zedequias, rei de Judá.

17.3-10 - Essa alegoria enfoca um ponto principal e vem seguida de uma explicação para direcionar o leitor (v. 11-21). Com base nos versículos 11-21, a grande águia é o rei da Babilônia (v. 12); o Líbano simboliza Canaã, da qual Jerusalém (v. 12) era a principal cidade; o mais alto ramo é o rei de Jerusalém e de Judá (v. 12); a ponta mais alta dos seus ramos representa os nobres de Judá (v. 12); a terra de mercancia é a Babilônia (v. 12); a semente é um membro da família real (v. 13); o campo de semente é a terra onde os descendentes reais governariam (v. 13,14); a outra grande águia é o rei do Egito (v. 15); e a videira é o remanescente e o governante deixados em Judá. Esse remanescente não conseguiu prosperar, porque fez um acordo com o faraó egípcio. Como resultado, até o remanescente foi morto e dispersado pelo exército babilônico (v. 15-21).

17.11-21 - Como Ezequiel havia pregado a respeito das abominações de Jerusalém (cap. 16), provavelmente os israelitas estavam acusando Deus de agir de maneira injusta ao puni-los naqueles dias. Ezequiel demonstra que os pecados do presente e do passado confirmam que as ações de Deus são justas.

Nesta seção, o SENHOR explica os motivos por que usaria a Babilônia para castigar Judá. A profecia prediz que: (1) Nabucodonosor capturaria Joaquim e os príncipes de Jerusalém e os levaria para a Babilônia (v. 12); (2) Zedequias, tio de Joaquim, seria declarado governante do remanescente judeu como resultado de uma aliança política com Nabucodonosor, entretanto isso atrapalharia o desenvolvimento da nação (v. 13,14); (3) Zedequias se rebelaria contra a Babilônia e contra Deus firmando um tratado com o Egito (588 а.C.), ocasionando derrota e morte inesperadas (v. 15,16; Is 30.1-5); e (4) Zedequias não seria protegido pelo Egito, e sim punido por intermédio da Babilônia de acordo com as determinações da aliança mosaica: morte, destruição e dispersão (v. 17-21; 12.13,14). O relato detalhado desses eventos históricos está em 2 Reis 24, 2 Crônicas 36 e Jeremias 37;52.

17.22 - Em hebraico, a expressão eu tomarei é enfática: Eu próprio tomarei. Em contraste com os reis humanos, Deus declarou que Ele mesmo tomaria, plantaria e daria destaque ao mais tenro, ou seja, a um ramo ou broto. Ramos de cedro simbolizam os governantes no trono davídico (Ez 17.3,4,12,13), e, em outras passagens, alinhagem dos descendentes de Davi que levariam ao Messias (2 Sm 7.16; Is 11.1-5; Jr 22.24-30;23.1-6; Zc б.9-13; Mt 1.1-17).

Embora não sejam diretamente messiânicos em seu intento, os versículos 22-24 têm fortes implicações messiânicas. Portanto, com referência à humanidade de Cristo, descobrimos um novo título para o Salvador: Ele é o mais tenro.

17.23, 24 - A restauração realizada sob o comando de Zorobabel cumpriu essa promessa. Entretanto, como geralmente ocorre em profecias bíblicas, o cumprimento maior ainda estaria por vir no reinado do Rei Salvador. O estabelecimento do ramo de cedro, o Messias, sobre Israel tornaria a nação um cedro excelente, onde diversos povos viveriam em união e harmonia. Todas as árvores do campo aludem a todos os povos, que perceberiam que o SENHOR é o Deus soberano e que realiza o que afirmou anteriormente.

editor ev. Abeneir

Estudos ROMANOS 1:16

NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO v.16 1.16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; A expressão "Não me envergonho do evangelho" quer dizer que Paulo se gloria no evangelho e considera alta honra proclamá-lo. Ao levar em conta, porém, todos os fatores que circundavam o apóstolo, poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? a. Porque o evangelho era identificado com um carpinteiro judeu que fora crucificado. Os romanos não cultivavam nenhuma apreciação especial pelos judeus, e a crucificação era a forma de execução mais abjeta, reservada aos criminosos. Além do mais, Roma era uma cidade altiva, e os cristãos não faziam parte da elite da sociedade. Eram pessoas comuns e, até mesmo, escravos. Por isso, para os orgulhosos romanos, a ideia de um judeu fabricador de tendas planejar uma viagem a Roma para pregar o evangelho parecia cômica. b. Porque naquela época os sábios do mundo nutriam desprezo pelo evangelho. 1.18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1.23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 1.24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 1.25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (lCo 1.18,23-25). Naquela época, Roma, a capital do império romano, era a sede do poder mundial. Roma era uma cidade orgulhosa. Os romanos pensavam que tinham tudo. Agora, Paulo deseja ir a Roma para compartilhar o evangelho. Alguns podiam objetar que não havia nada a receber de um pregador cristão. Eles tinham muitos deuses. Tinham o poder político. Tinham riquezas e glórias humanas. E nesse contexto que Paulo diz: "Eu não me envergonho do evangelho". c. Porque pelo evangelho Paulo já havia enfrentado muitas dificuldades. Por causa do evangelho Paulo já havia sido perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, apedrejado em Listra, açoitado em Filipos, enxotado de Tessalônica e Bereia, chamado de tagarela em Atenas e tachado de impostor em Corinto. Por causa do evangelho, Paulo enfrentava lutas que estavam além de suas forças. Por causa desse evangelho, ainda enfrentaria prisões e o próprio martírio. Porém, ele diz com insólita galhardia: "Eu não me envergonho do evangelho".

OS QUE TEM VERGONHA DO EVANGELHOPaulo disse: "Pois não me envergonho do evangelho". Agora existem pessoas que tem vergonha do evangelho. São os chamados crentes secretos,Presbítero ABENEIR

Divórcio não é pecado imperdoável mas lute pelo seu casamento

Esdras cap.9 e cap. 10

O divorciado não tem direito de casar de novo Lucas 16:18

O casamento deve durar por toda vida romanos 7:2

O que Deus ajuntou não separe o homem Mateus 19:6

O que ajunta com meretriz fazer um corpo com ela coríntios 6:16

Deus odeia o divórcio Malaquias 2:14,16

Cristo reconhece somente uma razão para o divórcio Mateus 5:32

Se um dos cônjuges se divorcia por outra razão além do adultero deve permanecer solteiro 1 coríntios 7:10,11

Existe, no entanto, uma forte implicação nas palavras de Jesus nos sentidos de permitir um novo casamento Mateus 19:9

Entretanto a bíblia não diz que adúlteros e pecados imperdoável Miqueias 7:19

Você lembra do rei Davi que mandou matar Urias para ficar com a mulher dele, 2 Samuel 11

Mas Deus perdoou Davi 2 Samuel 12:13

Se Deus perdoou Davi e entre outros por não nos perdoa Efésios 1:7

Deus nos dar o perdão para todos tipos de pecados 1 Joao 1:9

Siga a sua vida adiante com sua nova família as coisas velhas já passaram 2 Coríntios

5:17

Não deixe sua consciência te machucar Leia na bíblia 1 Joao 3:19,20

Eu creio que a solução não e acabar com, mas um lar, mas creio que o nosso Deus regulariza a situação civil com a atual esposa, casando-se, filipenses 3:12,15  

edtitor ev. Abeneir

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora